geral

Como escolher uma clínica de cirurgia plástica

A decisão de passar por um procedimento cirúrgico para melhoria da estética pessoal já é um desafio para muitas pessoas, mas a maior dúvida que as pessoas têm, é em como escolher uma clínica para realizar esse procedimento. É preciso avaliar o profissional, o ambiente, os funcionários se possuem certificado ou não, entre outros fatores dentro de um estabelecimento estético que podem dizer muito sobre ele. Também vamos abordar neste artigo recomendações de cidades do estado de São Paulo que tem ótimas opções em clínicas de cirurgia plástica para além da capital, como Campinas, Sorocaba, São Bernardo do Campo, além de cirurgiões altamente qualificados.

Imagem mostrando equipe de cirurgiões plásticos iniciando o procedimento cirúrgico no rosto de uma paciente para uma cirurgia plástica.

Quando citamos que escolher uma clínica para fazer uma cirurgia plástica é um desafio, porque muitas no mercado atuam fora da lei e os pacientes não desconfiam. Profissionais que não possuem estudo, certificação, qualidade de serviço, estrutura para realização de qualquer procedimento estético cirúrgico e nem um ambiente para fazer os primeiros tratamentos no paciente no período pós-operatório.

Como saber reconhecer uma boa clínica de cirurgia plástica

Mas como identificar a melhor clínica para se fazer um tratamento estético? É preciso entender o porquê é preciso avaliar as clínicas de estética, qual o perigo de fazer uma cirurgia plástica em clínicas não certificadas. Até porque existem muitas que atuam diariamente, fazer cirurgias, tratamentos estéticos dos mais variados, conseguem um espaço no mercado, possuem clientes, ganham dinheiro, mas não atuam dentro das normas do Ministério da Saúde.

A quantia de casos que a mídia já divulgou de pessoas que chegaram a ter problemas de saúde perderam partes do corpo, tiveram infecções e chegaram até morrer por conta de um procedimento em uma clínica não certificada são muitos.

E quando falamos de certificação, não estamos falando de uma clínica ter um profissional formado, mas sim ter estrutura para atender aos pacientes, realizar as cirurgias e dar todo apoio caso precise para o paciente antes da cirurgia e depois.

Cuidado com as clínicas de cirurgia plástica clandestinas

Algumas clínicas são conhecidas como “clandestinas” por diversos fatores, alguns deles são:

  • Clínicas que não possuem CNPJ e são registradas no Ministério da Saúde;
  • Sem certificação para atuar nos procedimentos estéticos que divulgam;
  • Profissionais formados e especializados. O que mais ocorre, por exemplo, é você procurar fazer uma plástica no nariz e o profissional ser especializado apenas em colocar próteses de silicone;
  • Falta de higienização em relação aos materiais utilizados nas cirurgias;
  • Clínicas que não descartam os materiais usados nas cirurgias da maneira correta descartando no lixo infectável seguindo as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (a ANVISA);
  • Clínicas que não descartam os resíduos biológicos infectantes do Grupo A5 seguindo também as regras da ANVISA de higiene;
  • Clínicas que não trabalham com materiais descartáveis e esterilização de materiais que são utilizados durante a cirurgia plástica.

Esses são um dos principais fatores que apontam se uma clínica é legalizada ou não, e todas as vezes que vimos em alguma mídia, seja em jornais na TV ou na internet algum local estético sendo fechado, sem dúvidas ele não é legalizada e atuam se registro e não mantenham a higienização.

Os donos dessas clínicas costumam ser até presas dependendo da gravidade da situação, porque muitos cirurgiões que atuam não são profissionais da área, não possuem certificado e nem especialização.

Além de abrirem clínicas não legalizadas, falsificam documentos, enganam pacientes e podem trazer grandes riscos a saúde das pessoas, colocando-as em perigo de vida.

Os riscos de fazer cirurgia em uma clínica não legalizada

Depois de tantos fatores negativos, já dá para se ter ideia da quantidade de riscos que podemos encontrar escolhendo uma clínica de estética não legalizada.

É como acontecer que ao invés das pessoas saírem das clínicas com sua estética renovada, autoestima melhor, por conta de problemas decorridos de cirurgias mal feitas, saem com resultados nada satisfatórios.

A cirurgia plástica para todas as pessoas que procuram fazer possui um mesmo objetivo – Melhorar algo que incomoda. Não importa se é no rosto, corpo, se quer alinhar algo, retirar ou colocar, o objetivo é sempre melhorar a estética e resolver um incômodo diário que essas pessoas sentem em relação ao seu corpo.

Uma clínica que promete esses resultados tão bons e não cumprem costumam trabalhar com profissionais nada especializados e certificados. Mas o resultado da cirurgia plástica não é o que mais preocupa o Ministério da Saúde, mas sim o fato dessas pessoas estarem expostas a riscos de doenças e de vida.

Uma cirurgia mal realizada pode trazer complicações á saúde, causar infecções, inflamações, doenças e o óbito. Há casos de pessoas que acabam perdendo membros do corpo e ficando deformadas por conta de cirurgias plásticas que não foram realizadas corretamente.

Até artistas já postaram em suas redes sociais fotos de um pós-operatório que não foi nada saudável por conta de procedimentos estéticos mal realizados. Todas as pessoas podem passar por isso, e a importância de aprender a escolher uma clínica de estética ideal é cuidar da própria vida e buscar um resultado satisfatório.

Clínicas de cirurgia plástica em São Paulo

Segunda a ISASP – Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas Estéticas, nosso país, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos quando falamos em número total de cirurgias plásticas. O Brasil é referência internacional neste tipo de procedimento, formando cirurgiões de alto nível e recebendo diversos pacientes para realizar procedimentos estéticos aqui.

Dados estatísticos do censo da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas mostrando que quase metade dos cirurgiões plásticos do Brasil estão em São Paulo. Sorocaba destaca-se como uma cidade fora da capital com clínicas

Além do Rio de Janeiro, devido a fama da clínica do Dr. Ivo Pitanguy, o estado de Goiás tem se destacado pelas cirurgias plásticas de baixo custo. Brasília também tem ganhado destaque pela diversificação de clínicas e cirurgiões de todos os níveis e preços. Mas entre os estados que mais realizam e oferecem cirurgias plásticas, o estado de São Paulo destaca-se pela variedade e qualidade de seus cirurgiões e centros de estética. Segundo o CENSO 2017 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, dos quase 6000 associados da instituição, mais de 40% deles são e atuam em São Paulo, muito a frente dos cerca de 10% que atuam no Rio de Janeiro.

Mas não é apenas a capital paulista que merece atenção. Naturalmente outros grandes centros do estado se destacam pela variedade de clínicas que oferecem, muitas vezes, preços melhores.

Campinas

O segundo maior grupo urbano depois da capital, a cidade de Campinas agrega uma variedade de clínicas e cirurgiões. É possível dizer que em Campinas há mais de 200 cirurgiões vasculhando apenas o site da SBCP. Mas devido ao tamanho e riqueza da região, além da proximidade da capital, os preços das cirurgias plásticas não tem um valor muito menor, apesar de ter grande número de opções.

Sorocaba

A cidade de Sorocaba e sua região metropolitana não é a segunda ou terceira maior região metropolitana do estado de São Paulo, com cidades menores como Itu, Itapetininga e Votorantim, mas seu tamanho é significativo para ter os melhores cirurgiões da região. Com mais de 650 mil habitantes, somando as cidades ao redor, temos um grupo urbano sólido que desenvolveu diversos serviços, entre eles, ótimos hospitais e clínicas de cirurgia plástica. Nas cidades desta região metropolitana você encontra diversas opções com um excelente preço, com cirurgias plásticas mais baratas e tratamentos com custo menor. Se você busca pela melhor clínica de cirurgia plástica de Sorocaba, você não terá dificuldade em agendar visitas e consultas para achar a melhor opção.

Sorocaba é uma cidade que possui diversos profissionais e centros de saúde especializados em cirurgias plásticas. Tem clínicas de cirurgia plástica com bom preço.

São Bernardo do Campo

Com cara de cidade do interior, a maior cidade do ABC Paulista, junto com Santo André, forma um grande centro comercial com diversos hospitais e clínicas, além de um grupo de cirurgiões qualificados. Entretanto, ao analisar com mais cuidado, observamos que determinados procedimentos estéticos mais sofisticados não estão disponíveis, sendo necessário ir para outros centros.  

Aprenda a escolher uma clínica ideal para Cirurgia Plástica

Não importa se você está em São Paulo, Sorocaba, Campinas ou outro centro paulista, o importante é saber escolher não só a clínica, mas o cirurgião plástico de confiança e seu corpo clínico que vai auxiliar na operação. Veja algumas dicas de como escolher uma clínica de estética com segurança para fazer sua cirurgia plástica. Com documentos falsos, cirurgiões trajados corretamente, uma boa localização, divulgação e clientes, Acaba ficando difícil identificar se a clínica realmente é legalizada ou não.

Mas separamos algumas dicas para te ajudar nesta tarefa e conseguir escolher a clínica ideal para você:

  • Sempre converse com outras pessoas que já fizeram cirurgias plásticas, aposte em recomendações e grandes redes de clínicas;
  • Desconfie de clinicas que trabalham com preços muito baixos e vivem fazendo promoções com preços que se comparado a outras clínicas não pagam nem os materiais utilizados na cirurgia;
  • Mais do que preço baixo, busque a facilidade nas formas de pagamento do preço da cirurgia, como o pagamento parcelado da cirurgia plástica;
  • Não pague o tratamento estético 100% antes de realizá-lo. Algumas clínicas não legalizadas recebem e somem com o dinheiro do paciente, então sempre pague 50% do valor no fechamento do serviço e o restante só após a cirurgia;
  • Não acredite em clínicas que prometem que após cirurgia para retirada de excesso de gordura localizada a pessoa nunca mais precisa manter uma alimentação e vida saudável. A lipoaspiração, por exemplo, não é para emagrecer, mas sim para corrigir a gordura localizada. Não existe milagre, é importante prestar atenção neste detalhe;
  • Verifica se os equipamentos utilizados seguem as normas da ANVISA, muitas clínicas compram aparelhos de laser e radiofrequência, por exemplo, falsificados;
  • Você vai fazer uma cirurgia, algo que pode afetar significativamente sua saúde e aparência, não tenha nenhum receio de perguntar sobre as licenças da clínica, o alvará, as licenças estaduais e municipais do estabelecimento;
  • Veja se o médico apresenta o seu CRM, registro estadual e tem sociedade com alguma instituição ou Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos, não tenha receio de conferir os registros nas instituições correspondentes;
  • Pergunte para o cirurgião qual é o hospital que ele normalmente trabalha e recomenda para a execução dos procedimentos estéticos, veja se este hospital é realmente bom;
  • Verifique se os profissionais utilizam todo o uniforme correto para realizar qualquer cirurgia plástica.

Saiba escolher a clínica certa para sua cirurgia, evitando golpes e centros estéticos dentro da legislação.

É preciso se atentar e aprender a escolher uma clínica de estética ideal, observando todas as características da clínica, desde equipamentos, a profissionais e higiene.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!